Recomendamos a leitura do artigo “Impactos Atuariais da Compensação Previdenciária de Benefícios a Conceder aos Servidores Ativos e na Geração Futura”, publicado no 19º volume da coletânea Regimes Próprios – Aspectos Relevantes, uma das principais obras técnicas voltadas à gestão previdenciária no Brasil.
De forma clara e fundamentada, os autores Leonardo da Silva Motta e Rafael Forneck Bahiense Gomes abordam os desafios e as repercussões da compensação previdenciária não apenas sob o viés da arrecadação passada, mas também considerando os impactos futuros nos cálculos atuariais dos RPPS — com especial atenção à geração de benefícios a conceder.
Trata-se de uma contribuição essencial para os profissionais que atuam na gestão, assessoramento jurídico ou na análise atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social, especialmente diante das exigências normativas do Ministério da Previdência e dos Tribunais de Contas.
Vale a pena conferir e refletir sobre os apontamentos apresentados, que reforçam a necessidade de planejamento técnico e estratégico no tratamento da compensação previdenciária.
